segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Construção do Conhecimento e as Novas Tecnologias


Nossa sociedade vive momento de grandes transformações e mudanças em todos os setores da vida contemporânea. Convivemos com as rápidas mudanças e avanços tecnológicos extraordinários, exigindo de nós novas formas de ver, pensar e agir. Enfim, mudanças comportamentais para que possamos estar inseridos em todo esse contexto.
Entretanto, as novas tecnologias têm um grande potencial para trazer grandes mudanças à educação. Os jovens de hoje trazem para a escola uma grande experiência na área tecnológica, pois eles são desse tempo e convive constantemente com as diversas mídias digitais.
Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, cabe a mesma formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
As rápidas transformações tecnológicas trazem desafios à educação e a seus profissionais, evidenciando a formação continuada e ao longo da vida, utilizando os meios para melhor utilização e mediação dessas tecnologias na sala de aula.
Entendemos que, “mudar as formas de aprender dos alunos, requer também mudar as formas de ensinar de seus professores... a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade.” (POZO, 2005, pág. 32).
Assim sendo, nessa era de mudança, temos que ser flexíveis, não é fácil mudar, pois o que já conhecemos é confortável, o habitual exige menos esforços, o novo requer flexibilidade e ousadia. Essa nova era nos convida a investir em tempo e reaprendizado e isso exige energia e coragem, pois ter medo de aprender o uso das tecnologias significa ter medo de viver.
Concluímos que as novas tecnologias têm auxiliado os indivíduos, aumentando sua expectativa de vida, ampliando e facilitando sua expressão artística, proporcionando diversão e passatempos, facilitando a comunicação como também produz tensões sociais e psicológicas no seio da sociedade. O professor deve utilizar a sua criatividade para fazer a ponte de sua disciplina com as diversas tecnologias disponíveis na Escola, propiciando, mediando e facilitando o aprendizado dos seus educandos.

REFERÊNCIAS:
Leituras:
Conteúdos dos módulos da disciplina
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Tecnologias na Educação e aprendendo com as TIC. MEC. Brasília. 2008.


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